Linhaça: 5 motivos para você incluir na sua alimentação

Hoje em dia as pessoas estão muito mais preocupadas em manter uma alimentação saudável.

Não só por questões estéticas, mas manter a saúde em dia tem se tornado o foco principal na hora de se alimentar.

Muitas são as opções, não é?

Mas você já ouviu falar da linhaça? Já viu ou ouviu falar sobre ela?

Com certeza sim. Esta sementinha é muito nutritiva e um dos principais alimentos funcionais disponíveis. É uma fonte não animal de ômega-3, contém baixas calorias, possui nutrientes básicos como carboidratos, proteínas, gorduras, fibras além de componentes que contribuem para aumento das defesas do organismo.

Aliada da saúde, uma colher de sopa por dia já é suficiente para trazer todos os benefícios necessários para o corpo.

Há vários motivos que você poderia incluir essa sementinha na sua alimentação, mas vou citar ‘apenas’ 5 deles por aqui. Preparada?

Linhaça: 5 motivos pra incluir na alimentação

  1.  Alivia os sintomas da TPM e menopausa
    Sério, gente… esse foi o motivo que mais gostei =)
    Ninguém merece TPM na vida, né?
    Bom, no período pré-menstrual há a falta de estrógeno no organismo feminino e a linhaça entra como se fizesse uma reposição hormonal devido a alta concentração de uma substância chamada ligninas, que imitam a ação do estrógeno.
  2. Ajuda a emagrecer
    Ahhhh… esse é um ótimo motivo também, não é? Garanto que seus olhinhos brilharam com o motivo n. 2 =)
    Pois bem… a linhaça ajuda a controlar o apetite, ou seja, ela provoca a sensação de saciedade no seu organismo e ainda ajuda manter o seu metabolismo equilibrado.
  3. Fonte de fibra
    A linhaça age como um laxante natural ajudando assim a regular o intestino. Tudo porque suas sementes possuem nutrientes que lhe proporcionam a propriedade de um alimento funcional.
  4. Redução do colesterol
    A linhaça reduz a absorção de gordura pelo organismo, por ser rica em ômega-3 ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares a ajudando na redução do colesterol ruim (LDL) e em contrapartida ajuda no aumento do bom colesterol (HDL).
  5. Ajuda controlar a taxa de glicose
    Como a linhaça possui muitas fibras, isso ajuda que o organismo regule a absorção de açúcar rapidamente.

Podemos citar vários outros benefícios atribuídos à linhaça, tais como a prevenção ao câncer, melhora na pele e cabelo, previne inflamações, etc. Ou seja, você não vai perder em nada se incluir esse sementinha na sua alimentação.

Mas quanto e como devo consumir?

A quantidade indicada é de 1 colher de sopa/dia. Eu acredito que a linhaça triturada é mais versátil para ser consumida, pois pode ser adicionada ao iogurte, nas refeições, vitaminas e por já estar triturada a probabilidade de absorção de suas propriedades pelo organismo é melhor.

Eu costumo consumir a semente de linhaça em grãos também. Gosto de cozinhá-la junto ao arroz integral ou quinoa. Nesse caso, para que os nutriente sejam bem absorvidos, é necessário uma boa mastigação.

Linhaça: 5 motivos para incluir na alimentação

Linhaça: 5 motivos para incluir na alimentação

 

Fique atento

Qualquer alimento se consumido em excesso pode faz mal à saúde. Portanto, siga as recomendações de um profissional para obter todos os benefícios da linhaça.