10 temperos para substituir o sal
Eu sempre digo: tudo o que é em excesso faz mal.
Se todos soubéssemos utilizar o sal de forma moderada, ele ajudaria a manter em dia a nossa saúde. Acontece que a gente usa e abusa e isso não é legal!

Além do mais, existem tantas ervas e condimentos que podem nos ajudar a substituir o sal e dar muito mais sabor aos alimentos. Mas se você não vive sem um ‘salzinho’, pode utilizar o sal de ervas que ensinei a fazer uma vez aqui no blog.

Por isso, eu separei 10 temperos para substituir o sal que você pode usar sem preocupação.

Quais temperos usar?

  1. Alho e Cebola

Esses temperos todo mundo têm em casa, além de combinarem com todos os tipos de alimento.

  1. Louro

Essa folhinha é poderosa em sabor. Pode ser utilizada no feijão, carnes cozidas e ensopados. Uma folhinha já é suficiente para realçar o sabor dos alimentos.

  1. Páprica

Se você gosta de ousadia na cozinha, a páprica pode ser sua aliada. É uma especiaria utilizada como um condimento e dá um saborzinho bem sutil à sua comida. Você encontra páprica normal, páprica picante e a páprica defumada. A defumada é a minha preferia.

  1. Noz moscada

É uma delicia em molhos brancos, mas utilize com moderação. Nem todas as pessoas tem o paladar para o sabor acentuado da noz moscada. Pode ser utilizada tantos em pratos salgados (molhos, risotos, etc) como em pratos doces (bolos, pudins, etc).

  1. Manjericão

Essa erva tem um sabor inconfundível. Uma delícia em molhos vermelhos e umas folhinhas no meio da salada também fica ótima.

  1. Pimenta

Só para dar um gostinho, né? Porque dependendo do tipo de alimento, se estiver com um sabor muito forte de pimenta fica difícil de apreciar. É um condimento muito versátil que pode ser utilizado no preparo de carnes, aves, peixes, molhos.

  1. Tomilho

O tomilho é muito versátil e pode ser utilizado na preparação de vários alimentos. E por possuir ação desinfetante e antibacteriana, é um ótimo conservante natural.

  1. Limão

Gente, o limão é vida! É um excelente tempero para peixes e saladas e ainda ajuda muito em a nossa saúde, aumentando as defesas do nosso organismo.

  1. Orégano

A gente fala de orégano e já pensa logo em pizza, né? Essa erva tem um sabor marcante, por isso, quando utilizado na preparação de outros alimentos, deve ser usado com moderação. Fica ótimo no preparo de assados e conservas,  tortas e salpicado na salada também fica uma delícia.

  1. Alecrim

Pensa numa erva perfumada?  É o alecrim. Vai bem com praticamento todos os tipos de carnes e uma variedade de legumes, como a batata e a abóbora.

Tempero pra que te quero?

Gente, como eu disse anteriormente, existe uma infinidade de temperos, ervas e condimentos que você pode utilizar na sua cozinha. Claro que uns você vai gostar mais e outros menos. Tudo é questão de ir experimentando os sabores e ver qual é o seu favorito.