Dezembro Laranja: mês da conscientização do câncer da pele

Temos o Outubro Rosa e Novembro Azul para a conscientização e prevenção do câncer de mama e câncer de próstata respectivamente, certo?

Mas você sabia que em Dezembro também há uma iniciativa para a prevenção de um determinado tipo de câncer?

É o Dezembro Laranja, uma campanha para a conscientização e prevenção ao câncer de pele.

Tem tudo a ver mesmo né…  a cor laranja lembra o verão, que lembra o bronzeado da pele e é aí que vem o alerta. A maioria das pessoas se expõem demais ao sol e sem nenhum tipo de proteção. O câncer de pele pode ser prevenido com medidas simples, mas que a gente esquece de fazer.

Eu uso protetor solar no rosto diariamente, seja no verão ou no inverno, de dia ou de noite, mas confesso que em outras partes do corpo que ficam expostas ao sol eu não uso essa proteção; somente quando estou na praia ou piscina. Fica um alerta também para mim, já que se proteger é tão fácil, né?!

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, mais de 4 milhões de brasileiros já tiveram câncer de pele e no Brasil o câncer já é a segunda causa de morte por doenças.

Então, gente… o negócio é tomar todas as precauções possíveis. Dentre elas:

como-se-prevenir-cancer-de-pele

E além de se prevenir, o auto exame também ajuda para ficarmos atentos e aos primeiros sinais de alerta, o recomendado é procurar um médico, pois quanto mais cedo descoberto e iniciado o tratamento, melhor!

auto-exame-cancer-de-pele
Então, pessoal… não vamos vacilar! Seja no inverno ou no verão, vamos cuidar da nossa saúde e da saúde de quem a gente ama!