Dicas para organizar uma festa junina em casa

Mês de Junho chegou e já ouvi muita gente falando que esse é o mês mais gostoso.

E sabe por que?

Por causa das festas juninas.
Pensa na quantidade de guloseimas que a gente encontra nas quermesses e nos arraiás por aí. Não dá pra ficar pensando em regime nessa hora.

Outra coisa que eu adoro são as músicas. A maioria me lembram da época de escola quando a gente ensaiava para dançar a quadrilha na festa.

Mas se você não gosta da muvuca que são essas quermesses e arraiás, você pode organizar uma festa junina aí no conforto da sua casa, com a sua família e seus amigos. As crianças podem entrar na festa literalmente e ajudar na organização.

Não se preocupe se vai gastar muito… eu sei que estamos em tempos de crise financeira, mas às vezes menos é mais. Isso significa que dá pra fazer algo legal sem exagerar e até mesmo com itens que você já tenha em casa.

Vamos às dicas?

DECORAÇÃOFESTAJUNINA

Você não precisa ser expert em decoração para arrasar na festa que você vai preparar. Na mesa uma toalha xadrez e nas paredes bandeirolas e bexigas coloridas já são suficiente para que todo mundo entre no clima.

Uma fogueira faz parte da festa, mas claro que se você mora em apartamento ou se sua festa ser num ambiente fechado, uma fogueira de verdade pode colocar tudo a perder. Mas isso não impede do seu arraiá ter uma fogueira, mesmo que ela seja de mentirinha.
Dá para montar uma fogueira artificial e tenho certeza de que todos irão adorar.
Na internet você encontra vários modelos para se inspirar e o passo-a-passo.

COMIDABEBIDAFESTAJUNINA

Para não dar muito trabalho para você depois, eu acredito que o melhor é servir a comida e bebida em pratos, copos e talheres descartáveis.

Entre os pratos salgados, os que não dão muito trabalho para preparar são o pinhão, pipoca, amendoim e o milho. E pode ter certeza de que essas gostosuras não podem faltar.
Se o dia for gelado, os caldos são uma boa pedida para forrar o estômago e ainda aquecer o pessoal. Caldinho de feijão, caldinho verde… vai do seu gosto.
Cachorro quente ou carne louca no pão também faz a alegria do pessoal e é uma delícia, né?!

Os pratos doces são a perdição da galera. Arroz doce, canjica, paçoca, pipoca doce, bolo de fubá, bolo de milho, cocada, pamonha, curau e várias outras opções.
Claro que você não precisa servir tudo isso. Escolha algumas opções para fazer ou para os pratos mais elaborados, tanto o salgado quanto os doces, você pode pedir ajuda aos convidados, por exemplo.
Dividir e pedir que cada um colabore com algum prato. Assim não fica puxado para você que já vai organizar tudo na sua casa e não fica tão pesado para o seu bolso também.

As bebidas vem para agregar a tudo isso. Quentão, choconhaque, vinho quente e para as crianças o chocolate quente.

BRINCADEIRASFESTAJUNINA

Não é obrigatório, mas as crianças vão ter uma diversão a mais.

Para quem mora em apartamento dá para montar uma bacia com areia e fazer a pescaria.

O correio elegante também é muito divertido. Todo mundo pode participar e as crianças podem ajudar entregando os recadinhos.

O jogo de argolas também é algo que dá para fazer em qualquer cantinho da casa. Separe algumas garrafas pet e encha com água (dá para usar corante e deixar a água colorida para ficar mais divertido), algumas argolas e faça as regras.

Outra brincadeira que dá para fazer em casa também é o ‘rabo do burro’. É só desenhar um burro ou outro animal numa cartolina mesmo e fazer o rabo separadamente; na hora da brincadeira coloque uma venda nos olhos de quem for participar (criança ou adulto) e vence quem colocar o rabo no corpo do burro mais próximo do local indicado.

ROUPASFESTAJUNINA

Claro que para uma festa caipira as roupas devem seguir a tradição. Camisa xadrez, chapéu de palha, calça com remendos, botas. As meninas podem se fantasiar de caipirinhas. Para os meninos, pintar o rosto com lápis preto de maquiagem imitando um bigode ou barba. As crianças adoram!


 

E aí, o que acharam?

Gostaram das dicas? Espero que depois de ler este post você tenha se animado em preparar um arraiá aí na sua casa!!!