[ Publieditorial ]

Você sabia que a melhor maneira de conservar as suas roupas é separá-las por cores e tipos de tecido? As roupas brancas devem ir à máquina sozinhas, bem como as pretas, vermelhas, jeans e tons mais escuros. Cores neutras, de tons pastel e claras, como cinza, creme, amarelo claro ou rosa, podem tranquilamente ser colocadas juntas.

Fique atenta, pois algumas peças podem soltar tinta. Se você suspeita que uma peça possa manchar, poderá usar um truque antes de pô-la na máquina junto com as outras. É só umedecer um pano com uma mistura de sabão em pó e água, e depois passar a pontinha desse pano no tecido da roupa, se ela soltar tinta, deverá ser lavada sozinha.

Não se esqueça de verificar se o tecido é delicado ou um pouco mais grosso, tecidos delicados têm seu próprio ciclo identificado na máquina de lavar, ou você poderá comprar uns saquinhos apropriados para esse tipo de roupa, como camisolas e lingerie. Os tecidos mais grossos podem ser lavados com o ciclo normal.

Ao lavar roupas mais antigas (vintage) ou com diferentes tecidos e ou especificações, o ideal é consultar a etiqueta para melhor indicação de como lavá-las, se à mão, à máquina, a seco, etc.

Usando amaciante
Os amaciantes deverão ser usados durante o ciclo da lavagem. Caso esteja lavando roupas na mão, nunca adicione o amaciante junto com o sabão em pó. E use o dosador da tampa para ajustar a quantidade, depois pode dissolvê-lo em um pouquinho de água. Nunca derrame diretamente em cima dos tecidos. E nunca o adicione junto com o sabão em pó. Lembre-se de ler a embalagem do produto antes de utilizá-lo.

Como as máquinas de lavar já tem o ‘dispenser’ para a colocação do amaciante, fica mais fácil fazer a dosagem e a própria máquina determina a hora de utilizar o produto durante seu ciclo de lavagem.

Usando alvejantes
Você deve fugir dos alvejantes com cloro. A química contida em sua fabricação reage com uma substância chamada anilina, que é um colorante e enfraquece as fibras do tecido. Quando for ao mercado, deverá escolher aqueles que não possuem o ingrediente. Se quiser seguir essas dicas, você vai ver que suas roupas, com certeza, durarão bem mais.

Fique atenta, após a utilização de alvejante puro, não é recomendável deixar a roupa
secando ou exposta ao sol, pois ela pode manchar. E procure sempre ler a indicação do fabricante do produto, assim você poderá melhor aproveitar o mesmo.

Raquel

7 Comments on Dicas para lavagem de roupas

  1. Dicas maravilhosas amiga, sigo a risca tudo que vc postou, só que uso o Vanish nas roupas, acho muito melhor por que não mancha, dá pra usar até nas coloridas =)
    Beijos!!!

  2. PS: O Vanish uso no lugar do alvejante, o sabão é o Omo, com certeza, rs!

    Raquel Reply:

    Oi Paty, para ser sincera tbem uso mais o Vanish… mas sempre tenho o alvejando comum para alguns casos. bjo

  3. Otimas dicas, agora as donas de casa novata nao vao sofrer tanto como eu, pois tem suas dicas ótimas!!

    Beijos
    Gleysa

    Raquel Reply:

    Eu sofri um pouquinho tbem, amiga.. apesar das instruções da minha mãe.. é que eu queria fazer tudo do meu jeito e nem sempre isso funcionava, hahaha. bjo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *