Os 10 mandamentos dos casamento

Fazendo uma limpeza no guarda-roupa aqui de casa, eu encontrei uma apostila que foi utilizada quando eu e marido participamos do curso de noivos lá na minha cidade há quase três anos atrás (nossa, parece que foi ontem)! Sentei no chão em meio a bagunça do quarto e comecei a folhear a apostila, lembrando de como aquele findi semana foi divertido! ‘Os 10 mandamentos do casal’ era um dos assuntos abordados durante o curso e achei interessante compartilhar com vcs, afinal, sabemos que para um casório dar certo, não basta somente a boa vontade de um, mas o comprometimento dos dois para que esse compromisso dure a vida toda :

1. Os dois nunca devem se irritar ao mesmo tempo. Isto significa evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária.

2. Nunca gritar um com o outro, a não ser que a casa esteja em chamas. Quem tem bons argumentos não precisa de gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido.

3. Se alguém deve ganhar a discussão, deixe que seja o outro. Perder uma discussão, pode ser um ato de inteligência e amor.

4. Se for inevitável criticar, faça-o com amor. A outra parte precisa entender que aquilo que foi dito, tem o objetivo de aproximar e não separar.

5. Nunca jogar na cara do outro os erros cometidos no passado. A pessoa é sempre maior que os seus erros. E ninguém gosta de ser caracterizado pelos seus defeitos.

6. Seja displicente com qualquer pessoa, menos com o seu cônjuge. Na vida a dois tudo pode e deve ser importante. A felicidade nasce das pequenas coisas.

7. Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo. Se isto não acontece, amanhã o problema será maior.

8. Pelo menos uma vez ao dia, diga ao seu cônjuge uma palavra de agrado. Muitos têm reservas enormes de ternura, mas se esquecem de o dizer em voz alta.

9. Se cometer um erro prepare-se para admiti-lo e pedir desculpas. Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o erro demonstra ser honesta.

10. Quando um não quer, dois não brigam. É a sabedoria popular que ensina isto. Mas esta mesma sabedoria lembra que «Dois bicudos não se beijam…» Alguém tem de tomar a iniciativa, quebrar o ciclo. Tomar iniciativa é gesto de maturidade e amor.

Sejam muito felizes em seu casamento!

Imagem daqui.

11 Comentários em Os 10 mandamentos dos casamento

  1. Vanessa
    17 de novembro de 2010 at 21:59 (3 anos ago)

    Concordo com tudo, mas como é difícil, neh?
    Gostaria de praticar os 10!!!
    Acho que vou ler todos os dias, pra sempre lembrar..hehe.

    Beijos,

  2. Dani M.
    18 de novembro de 2010 at 13:51 (3 anos ago)

    Nossa, também fiz cursos de noivos mas não deram apostila nao, porém todas essas dicas preciosas foram ditas, mas infelizmente o tempo vai passando e algumas coisas são esquecidas. Vo salvar aqui no pc e imprimir e colocar em algum lugar de destaque lá em casa, pra eu e marido não esquecermos.
    Como vc tá querida? Eu to adorando a hidro, é tão relaxante, bom demais!! Eu super indico. Beijo bem grande!

  3. Desabafando
    18 de novembro de 2010 at 20:14 (3 anos ago)

    ótimos conselhos para qualquer relacionamento né? Não acho que sejam válidos apenas para os afetivos.

  4. Keyla
    18 de novembro de 2010 at 23:39 (3 anos ago)

    Seguindo esses 10 mandamentos, a chance de um relacionamento dar certo é enorme… resumindo, com respeito, cumplicidade e amor no dia a dia, impossível a receita desandar.

    Por aqui não dormimos brigados de jeito nenhum… foi algo que meu marido aprendeu na casa dele e felizmente teve a paciência de me ensinar. Ahhh, meus sogros estão casados há 36 anos, puderam ensinar maridinho direitinho.. hehehehe!

    Muito legal esse texto.

    bjos

  5. quase uma alema
    19 de novembro de 2010 at 8:34 (3 anos ago)

    Oi Menina,

    Obrigada pelo apoio e pelas visitas lá no meu blog.

    Adorei o texto. No meu curso tinha um negócio bem legal que era a tal da mala. A mala, feita de papel, bem bonitnha, era para colocarmos tudo que gostávamos e que não gostávamos na família do outro, e trocamos as malas, fazendo um acordo com os professores do curso de que elas nunca deveriam ser abertas, pois estas balas significavam tudo que o outro tem de influência e referência na vida, e deveríamos aceitar esta pessoa com a bagagem que ela trouxesse, assim como aceitamos visitas sem olhar o que elas trazem na mala.

    Parabéns!!

    http://quaseumaalema.blogspot.com/

  6. kathleen
    19 de novembro de 2010 at 9:36 (3 anos ago)

    Estes mandamentos são muito completos!

    Procuramos viver assim, mas no relacionamento temos sempre que nos policiar para não “derrapar” nos momentinhos de raiva.

    Vou mandar o texto para o meu marido, de tão bem escrito e verdadeiro que achei.

    Arrasou na postagem!

  7. BettyGaeta
    20 de novembro de 2010 at 16:18 (3 anos ago)

    Eu me dou muito bem com o meu marido (não é meu primeiro casamento) e este tipo de comportamento e automático entre a gente, não precisa ninguém ensinar, é intrinseco.
    Já com o meu ex marido eu fiz tudo para dar certo, joguei até a última cartada e só levantei da mesa qdo não tinha mais o que jogar. apenas um fazendo, não adianta nada. Tudo o que eu fazia, ele desfazia. Um casamento não dá certo qdo só uma das partes quer que dê.
    Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

  8. Amanda
    21 de novembro de 2010 at 21:44 (3 anos ago)

    Menina, que coisa linda! Amei isso aqui ♥

  9. Gisley Scott
    22 de novembro de 2010 at 15:56 (3 anos ago)

    Olá , vim parar aqui através do blog da Sâmia Passos..

    Gostei muito das suas dicas e com ctz gritar, só quando a casa estiver em chamas.Outra coisa que tb aprendi no meu caso é não permitir que nada, nem ninguém, nem mesmo uma boba situação, um desagrado fique entre mim e meu esposo.

    O casamento deveria ser como uma tesoura.

    As pessoas se afastam por um momento(precisam trabalhar, tem seus afazeres), mas não estão menos envolvidas com seus cônjuges por causa disso, mas quando se voltam , estarão dispostos para punir quem ou quê se meter a besta de ficar entre eles, pq aqui como as duas partes de tesoura se vão, embora estejam ligadas uma à outra, quando se unem, cortam tudo o que ali não deve permanecer.

    Grande abraço.

    Gisley Scott
    http://www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

  10. jacki
    22 de novembro de 2010 at 21:34 (3 anos ago)

    Ola querida, meu niver foi ontem dia 21, e comemorei bastante ao lado de pessoas querida. Entao , a gente ate tenta nao brigar mas acho que quando ainda tem as brigas e sinal de que a pessoa e importante com o tempo sabemos lidar melhor com a situacao , ja tinha lido esses 10 mandamento e tente seguir mas de vez em quanto sai uns gritos pra poder dizer hey esto aqui , pois as vezes os homens esquecem que somos mulheres e nos mulheres com o stress do dia – a – dia esquecemos de dar um carinho pra pessoa que esta so nosso lado… bjuuuu

  11. Amanda
    23 de novembro de 2010 at 17:43 (3 anos ago)

    Obrigada você pela visita e volte sempre *-* Tem post novo lá no blog! :) Beijocas ♥